A contaminação do bem estar

Esse blog foi criado para me manter motivado em um projeto, que eu montei em 2012 para eu emagrecer 30kg. A ideia inicial foi ter um lugar público, aonde eu iria postar minhas conquistas e dificuldades durante todo esse processo. Esses posts estão aqui ainda, na categoria Diário. Mas todo o blog se tornou algo muito maior do que eu havia imaginado.

O inicio da contaminação

Se você que está lendo esse post agora, criou uma meta para emagrecer e conseguiu, deve saber do que eu estou falando. Não se trata apenas de emagrecer, isso foi apenas a motivação para que eu pudesse me tornar alguém melhor. Nesse processo todo eu aprendi tantas coisas, você pode trocar o emagrecer por qualquer outra motivação: adquirir um bem pessoal, lado profissional, juntar dinheiro, fazer uma viagem, mudar um hábito, qualquer coisa. Podemos falar aqui de organização, planejamento, esperança, motivação, foco, disciplina e resultado.

Resultado, sim. É a parte mais emocionante. E eles aparecem, me tornei uma pessoa mais ativa, que planeja mais, que ao mesmo tempo se arrisca mais, que aprendeu a valorizar o que é duro de se conseguir. Que se voltarmos ao emagrecer, aprendi mais sobre a minha saúde, como meu corpo funciona, como minha auto-estima reflete a outros pontos na minha vida e etc. (Da pra listar inúmeras coisas aqui)

Mas eu gostaria de ressaltar um ponto importante.

O bem estar

É rara as vezes que paro, para perceber o quão me sentindo bem estou em relação a como fui no passado quando eu não me importava muito com o corpo e saúde. A energia, a disposição, o conhecimento próprio são incríveis. É como a analogia que fazem com os carros, é como colocar um combustível melhor, que limpa o motor, fazendo seu veículo parecer como novo, sem engasgar, sempre com energia e durando muito mais.

É tão incrível que você não consegue mais não se sentir assim. A comida ruim está por ai, ela é barata, é viciante como uma droga, porque não comer? Eu sou um ser humano como você, eu como um monte de besteiras, já me afundei em doces, bebidas e etc. Ainda mais nesse final de ano, deixei o foco um pouco mais de lado e resolvi aproveitar um pouco, me “drogar” com alimentos refinados, pães, bolos, massas, bebidas cheio de açúcar e etc. Mas uma coisa eu posso te garantir, você não aguenta por muito tempo. Você quer se sentir bem novamente, com energia, disposição, por mais que aquela droga de milk shake seja viciante, tenha substâncias que mechem com o seu cérebro fazendo ele explodir de alegria, o bem estar fala mais alto. É caro leitor, você está contaminado.

bem-estar

Contaminado

Quem me conhece a mais tempo, acho que jamais imaginou que eu estaria pesquisando sobre alimentação por ai. Que eu gastasse horas, assistindo documentários de como é feito vários de nossos alimentos no mundo, documentários de grupos vegetarianos, veganos, crudivoristas.

Que a maioria dos grupos que estão no meu facebook é de Lowcarb, Paleo, Vida Saudável, PowerLift, Musculação e etc. Que os canais que eu mais assisto do youtube é o Crossfit, Canal do Ander, Danilo França, Mesa Maromba, 4Fit Club, Leandro Twin e etc?

E mesmo assim eu não deixei de ser eu mesmo, só mudei algumas prioridades, mesmo estudando bastante, eu ainda não tenho uma opinião formada 100% a respeito de nada, nosso corpo é uma grande máquina e única, cabe você mesmo conhecer a sua e fazê-la trabalhar melhor para você. Fazendo isso, eu consegui me conhecer mais, tenho noção do que eu estou colocando pra dentro, para fazer essa máquina funcionar, mesmo as vezes colocando coisa ruim, mas estou ciente do que estou fazendo e não vivendo cegamente deixando apenas na mão do destino a responsabilidade.

Agora que você está contaminado, tem que tomar cuidado, porque “você pode sair contaminando as pessoas por aí“.

A contaminação

É meu amigo, você achou que ia ser fácil? Agora você está contaminando as pessoas, fazendo elas mudarem seu estilo de vida e se sentirem bem também. Brincadeiras a parte, vocês não tem a noção de como é recompensador quando alguém se diz que se inspirou no que você fez, no que falou, que seja para mudar uma virgula apenas da vida.

Eu fico muito feliz com o feedback que recebo, são coisas que te motivam cada mais vez e te trazem um sentimento de que você está fazendo algo pro bem. Ajudar as pessoas é um sentimento incrível.

Mas como diria Rocky Balboa. “O mundo não é feito de arco-íris.”

rocky-speech

(http://www.youtube.com/watch?v=QnBLb63mNmA – Rocky Balboa Speech)

Vão ter pessoas que vão simplesmente ignorá-lo, dizer que você é bitolado demais, que querem mais não consegue, que preferem viver a vida feliz se matando aos poucos, mas enfim. Você é dono do seu nariz, que traça o seu próprio caminho, se não está satisfeito com o que está vendo, faça algo para mudar, o ano de 2014 não vai ser diferente se você continuar fazendo as mesmas coisas.

Obrigado por ler até aqui, um feliz ano novo para todos e lembre-se:

Cuidado para não se contaminar, uma vez que você entrar no mundo saudável, você não vai querer sair mais.

pessoa-saudavel

Peace.