Motivação do método StrongLifts

Após meu primeiro post sobre o treino de StrongLifts, um amigo veio conversar comigo (Marcelo) e perguntou se eu estava gostando do treinamento. Falei tudo que achava do treino, então ele me contou que também estava fazendo e fomos trocando as experiências desse maravilhoso treino. Chegamos a 3 tópicos que gostaria de compartilhar aqui com vocês.

Simplicidade

O método StrongLifts traz uma simplicidade incrível, com poucos exercícios você acaba se aperfeiçoando muito mais, dando o seu melhor naquele exercício especifico, entendendo como ele funciona, se importando mais com a técnica e etc.

Por exemplo: Em 6 meses de treino convencional, eu agachava com 20kg no máximo, porque era tanto exercício pra perna, que eu acaba não dando a real importância pra todos. Tinha um que eu me dava melhor, então me importava mais com aquele. Comecei agachando na máquina mesmo, com um peso leve e quando a progressão estava acontecendo, os exercícios logo mudavam, ficava um tempo sem agachar, depois entrava um agachamento smith na ficha, depois ficava sem e por ai vai. São tantos exercícios, que você meio que se perde, ainda mais pra quem tinha entrado nessa vida recentemente.

O bom desse treino é optar pelo simples, começando do começo. Entendendo a simplicidade de como algo com mais resultado com menos esforço e não “fazendo tudo meia boca”. Comece do começo, entenda a importância da base.

A importância da base (Core)

Sinto muito falta disso em vários aspectos, eu sempre aprendi as coisas meio que na marra, indo direto ao ponto, muitas vezes pulando a “base”, eu posso aplicar isso pra várias coisas na minha vida.

No StrongLifts, eu senti que essa é a base pra você construir músculo, ganhar força. São poucos exercícios, todos compostos, com o objetivo de te deixar forte, um degrau acima a cada novo treino. No site stronglifts.com, ele mostra a importância desses exercícios, de você se importar em ganhar força primeiro, do que já querer hipertrofiar, tentar treinos diferentes, novos sets e etc.

Uma analogia que fizemos foi com a programação que eu e ele trabalhamos atualmente. Muitas pessoas quando vão aprender a programar, já começam usando um framework, uma ferramenta “mastigada” e não passam pelo básico, pela base, pelo core da sua linguagem preferida, ficando amarrados a aprender tudo o que sai de novo apenas para otimizar todos os processos. Mas uma hora, o que mais importa é aquele conhecimento sólido da base, do core, porque sem ele você não constrói nada. É com esse conhecimento que você se aperfeiçoa, futuramente vai entendendo e criando metodologias mais aperfeiçoar os seus métodos.

arnold squat

Progressão (Evolução das cargas)

Na minha visão, essa é a melhor parte desse treino. Na época que estou vivendo, as coisas acontecem muito rápido, quero resultados rápidos, quero resultados, RESULTADOS. Bom isso não acontece em nada na vida, nada vem rápido e fácil, você já deve saber disso, então não venha achando que o StrongLifts vai fazer você ficar fortão do dia pra noite, mas ele te traz o resultado da progressão.

É muito satisfatório essa progressão que tem nos treinos, é uma coisa tão simples, mas se você parar pra pensar, nem todo mundo aplica esse tipo de progressão no treino. Da pra aplicar em qualquer treino, qualquer um, mas talvez pelo fato que eu citei na simplicidade, por ser muitos exercícios, você acaba não dando muita importância pra isso pois é muita coisa pra anotar/lembrar e etc.

Conversando com o Marcelo, ele me motivou a começar a colocar uns pesos na perna para fazer pull/chin-ups, ir progredindo de 1 a 1kg, usando o protocolo de 5×5. Comece a usar progressão nos seus treinos, na sua vida, a evolução total você vai sentir lá na frente, mas vendo uma progressão quase que diária ali, te motiva muito a continuar evoluindo.

Bom esses foram os pontos que mais conversamos e que gerou uma enorme motivação em continuar treinando o StrongLifts. Progredindo sempre, quando nossa base estiver bem evoluída vamos adaptando o método para que ele se torne mais eficaz a cada dia para nossos resultados.

Bons treinos.

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