Stronglifts Introdução

Há mais ou menos 20 dias, comecei este novo treinamento chamado Stronglifts 5×5!

stronglifts-5x5

A proposta do treinamento

Logo de cara, a proposta do treinamento me chamou muito a atenção. O autor de stronglifts.com da muita ênfase em você que entrou na academia, fez por 1 ano aquele treino de hipertrofia e não viu tantos resultados assim. Em você que se questiona o porque você treina tanto (5 ou 6x por semana) e não fica mais forte. Em você que olha ao seu redor e as únicas pessoas que tiveram um resultado são os que estão sobe um ciclo de drogas.

Stronglifts 5×5 é baseado em um treino de força, que trabalham o corpo como todo, resultando em um ganho brutal de força e uma grande queima de gordura. (Lembrando que tudo se resume a dieta+treino+descanso, não adianta nada você ter uma alimentação descontrolada, seu corpo não vai querer queimar algo que ele custou a estocar.)

O autor reforça: Mais força é igual a mais músculos!

Introdução ao método 5×5

O treino é composto por 5 exercícios, divididos entre treino A e treino B, que são eles:

1) Squats (Agachamento)

squat

2) Bench Press (Supino)

bench-press

3) Barbell Rows (Remada curvada)

barbell-rows

4) Overhead Press

overhead-press

5) Deadlift (Levantamento Terra)

deadlift

No dia A nós fazemos: Squat + Bench Press + Barbell Rows
No dia B nós fazemos: Squat + Overhead Press + Deadlift

Todos os exercícios seguem o protocolo de 5 séries de 5 repetições cada (5×5), tirando o deadlift que o protocolo é 1×5.
Você pode treinar 3 ou 2x por semana, seguindo os dias A e B repetidamente. O autor comenta também que você pode adicionar exercícios com o próprio corpo para dar mais ênfase aos braços como “Chin Up”,”Pull up” e “Dips”. Postarei alguns vídeos mostrando essa rotina de treino!

Progressão das cargas

Você deve começar o treino bem de leve e ir progredindo aos poucos. O autor recomenda começar apenas com o peso da barra olímpica (20kg) e ir aumentando de 1 a 2kg de cada exercício a cada treino, apenas o Deadlift que a progressão é de 5kg.

Quando você chegar a um peso que não consiga fazer o protocolo 5×5 por 3 treinos seguidos, deve ser feito um “deload”, aonde você diminui 20% da carga, assim conseguindo fazer o 5×5 e ir progredindo novamente para tentar quebrar o platô.

Nossa mais só 3x por semana? 3 exercícios por dia?

Parece uma propaganda enganosa, daquelas que falam: Emagreça rápido, fique trincado em 15 dias, ganhe 10kg de puro músculo em 1 mês. Não posso opinar 100%, porque faz apenas 1 mês que eu comecei esse treinamento, mas posso afirmar que é bem satisfatório, o treino vai ficando pesado a cada dia que passa, eu saio da academia pingando, sentindo uma vontade de puxar mais pesado a cada novo treino.

O gosto da evolução

Trabalhar com o corpo é algo complicado, a evolução é demorada, os resultados demoram para aparecer.
Eu não sei vocês, mas eu gosto de resultados. Um dos fatores principais que eu gostei desse treinamento é a evolução, a progressão de cargas. Por ser poucos exercícios você parece ter um controle maior das evoluções, das progressões, se torna algo mais próximo, mais alcançável.

Criei um controle pessoal, aonde eu controlo todos os dias que vou treinar, os exercícios e a progressão dos mesmos. Clique na imagem para acessar a planilha!

stronglifts table

Eu fico por aqui, espero que vocês tenham gostado dessa breve introdução, quero poder trazer mais a fundo todo o treinamento, existe todo um fundamento sobre cada exercício ao qual é bem interessante entender. Para isso criei uma categoria aonde vou postar minhas rotinas, evoluções, estudos e etc.

E ai vamos fazer um treino de força? Com quantos kg você já está agachando?
Gostou do post? Deixe seu comentário? Compartilhe!

Até a próxima!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Stronglifts Introdução

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s