Acne minha companheira

Tenho problemas com acne faz um bom tempo, é uma relação complicada, ela veio bem cedo, me tratei, ela foi embora, voltou, ficou mais forte, mais fraca, se espalhou por mais de um canto do meu corpo e de alguma maneira, esteve sempre presente desde a minha adolescência até agora.

Minha História com a acne

A acne é minha parceira fiel, me acompanha fortemente desde uns 14 anos. Nessa época, comecei como toda pessoa que tem problemas com espinhas e procura uma dermatologista. Como a médica não conhece você, provavelmente você vai seguir uma lista parecida com essa.

  1. Sabonete especial (Para pele oleosa)
  2. Cremes básicos para passar no rosto inteiro
  3. Cremes mais elaborados, com ou sem ácido, geralmente a noite.
  4. Antibióticos
  5. Roacutan (Isotretinoína)

No meu caso fui parar no último passo, usei todos os tipos de cremes, com ácido, sem ácido, lavava o rosto de 2 em 2 horas, antibióticos, nada resolveu.
Minha acne não era aquela espinha comum, ponta amarelada, pequena, era umas espinhas internas grandes, inflamadas, a parada aqui é outro nível!
Eu tinha pouca acne em quantidade, mas em qualidade eram bem grandes, concentradas apenas no rosto, a maioria delas nas laterais ou perto do nariz.

Primeira vez com Roacutan

Depois de todas as tentativas, fui para o tão temido Roacutan, remédio caro, cheio de termos, colaterais complicados, mas com uma proposta maravilhosa, tratamento eficaz com 99.9% de sucesso, na época pra você ter uma ideia a Roche (distribuidora), dava um novo tratamento de graça caso não tivesse sucesso o primeiro tratamento. Junto com meus pais, resolvi enfrentar, o dinheiro era curto, fui tomando a menor dose, o que resultou no prolongamento do tratamento por quase 1 ano.

Efeitos colaterais

Não lembro de ter colaterais fortes, apenas os comuns que são:

  1. Ressecamento dos lábios;
  2. Ressecamento dos olhos;
  3. ressecamento do nariz;
  4. Pouca queda de cabelo;

Tratamento finalizado (?)

Um ano se passou e eu era outra pessoa, minha alto estima tinha melhorado muito, pele lisa, apenas algumas pequenas cicatrizes. O tratamento havia sido um sucesso.

Após mais 1 ano, algumas acnes voltaram a aparecer, nunca como antes, mas voltaram. Logo veio uma pequena frustração. Foi então que voltei na dermatologista e ela me disse que faço parte da pequena parcela de pessoas, que não dão certo na primeira vez do tratamento. Como comentado ali em cima, a Roche teria que me dar um novo tratamento.

Minha segunda vez com Roacutan

Entreguei todas as caixas que usei do remédio pra a empresa Roche, rolou todo um processo burocrático e fiquei aguardando receber um novo tratamento.
Fiquei pensando muito, usar ou não usar novamente, afinal, é um remédio muito forte!

Foi então que eu decidi usar, eu não queria que todas aquelas acnes voltassem. A Roche aprovou, me mandou todas as caixas para um novo tratamento, mas teve um pequeno problema…

Recebi a mesma quantidade de caixas que eu usei na primeira vez do tratamento, mas eu já estava mais velho, mais alto, mais pesado, a dosagem já era bem diferente.
A quantidade que recebi durou 4 meses, as espinhas já tinham sumido novamente, eu ainda precisava continuar e gastar uma boa grana novamente.

Decidi parar de tomar, já havia sumido novamente, ia pesar bastante no bolso e já não estava mais com saco para os colaterais. Parece que na minha adolescência inteira eu tomei esse medicamento, com medo do sol, com a boca rachada, pele sensível e etc.

Companheira Fiel

Após uns 2 anos as acnes voltaram a aparecer, com uma intensidade menor, mas estava lá. Não me importei muito, sempre ouvi que é algo temporário, eu já estava ficando mais velho e alguma hora ia desaparecer de vez.

Com o tempo a acne foi se espalhando pelas minhas costas, depois apareceu no peitoral e em todos os lugares que você possa imaginar. O tempo foi passando, já tinha feito 20 anos e não havia melhorado nada.

Acne - Roacutan

Minha acne sempre foi instável, o que me fez ficar bem confuso em relação a vários tipos de melhora. Quando eu comecei a comer alimentos mais nutritivos, como vegetais, folhas, frutas, minha pele deu uma boa melhorada, mas não ficou boa por muito tempo, a nutrição já não era mais uma grande esperança de cura pra mim.

Hoje eu acredito muito no poder dos alimentos, eu ainda quero encontrar uma cura pra minha pele através dela.

Comecei a fazer limpeza de pele de 15 em 15 dias, era caro, porém parecia estar ajudando. Mas como eu citei, minha pele é instável, não demorou muito para começar a inflamar, piorar e a própria profissional que fazia a limpeza, me orientou a procurar uma dermatologista.

Me bateu aquele desânimo, mas eu estava decidido e marquei umas 4 consultas.

Eu não confio muito em médicos (dermatologista)

Pode parecer um título controverso, afinal, médicos já me salvaram algumas vezes, sempre procuro um médico quando estou muito mal e etc. Mas vai rolar um desabafo aqui agora. Minha maior experiência foi com dermatologistas então vou falar deles.

Eu acredito muito que nossa pele é resultado de vários fatores e alimentação é uma delas, que eu acredito ser bem forte. Eu fui em 4 consultórios, em todos eles, o profissional não perguntou como eu me alimento, o que eu faço no dia, não pediu exames, simplesmente faz essas perguntas:

  1. Já tomou algum medicamento?
  2. Por quanto tempo?
  3. Usa algum sabonete para pele oleosa?
  4. Toma Roacutan, tem genérico está mais em conta agora

E todos eles atrás da mesa, sem sequer olhar como é a sua pele, as cicatrizes e etc. Vou salvar uma aqui, que veio me examinar com uma lente e foi a única que não falou para eu tomar Roacutan novamente. Me passou uns cremes e só.

Cremes? Estou cansado disso. Mas eu comprei. Cremes e mais cremes, não havia sequer um sinal de melhora. Fiquei muito de saco cheio e deixei pra lá. Após uns 3 meses, eu resolvi procurar ajuda novamente, marquei uma nova consulta em outra dermatologista e vamos lá outra vez.

Na minha primeira consulta a médica disse que eu não deveria tomar roacutan, que eu teria um problema no fígado na mão dela e ela não queria isso. Sabe aquele processo lá em cima? Pois é, passei por ele todo novamente. Cremes, sabonetes, ácidos, antibióticos até chegar em quem?

Roacutan novamente

Estou tomando Roacutan novamente, já faz mais ou menos 1 mês e meio que comecei, agora vou terminar o tratemento da forma correta. Estou com 95kg e preciso ingerir 11.400mg de isotretinoína.

No próximo post, vou contar qual marca estou utilizando, quanto tempo já passou, compartilhar com vocês uma planilha de controle que criei e os colaterais que estou sentindo.

Pra quem chegou até aqui um grande abraço, prometo ter posts mais curtos da próxima vez!

 

Deixe uma Resposta

