Massa magra x Massa gorda

Na primeira vez que fui na nutricionista, realizamos o exame de bioimpedância e agora estou com uma meta muito mais importante! Diminuir a % de gordura do corpo.

gordura_x_musculo

Não sou especialista em nada, vou falar coisas bem simples e diretas. Para que nós podemos entender apenas o básico, já é o suficiente 🙂

Massa Magra

Em geral é composta por músculos, ossos, água e órgãos vitais. Quanto maior nossa % de massa magra no corpo melhor, sendo ela principal responsável pelo gasto calórico do corpo em repouso e em exercício.

Massa Gorda

É a tão famosa gordura que conhecemos, apesar de parecer totalmente maléfica a gordura também tem seu bom papel no nosso corpo, ajuda a proteger os órgãos, isolamento térmico, mas o excesso que é o problema disso tudo, causando problemas a saúde como diabetes, hipertensão arterial e cardiopatas.

Existem vários tipos de gordura, com suas definições, mas isso é assunto pra um outro post 😉

IMC

Quando eu criei o desafio30kg eu fiz uma conta básica seguindo o IMC (Índice de Massa Corporal), o que hoje eu percebi que não quer dizer muita coisa, você pode estar dentro do seu limite de peso normal, mas se boa parte do seu peso for em gordura, você ainda corre riscos de doenças, sua saúde ainda não vai estar legal.

Se eu fosse começar tudo novamente hoje, eu me preocuparia mais com essa tabelinha aqui.

Padrões de Gordura Corporal para Homens e Mulheres.

Homens Mulheres
Risco A menos ou igual que 5% menos ou igual que 8%
Acima da média 6 – 14% 9 – 22%
Média 16% a 24% 24 – 31%
Acima da média 25 – 32% 21 – 29%
Risco B maior ou igual a 25% maior ou igual a 32%

Lohman, 1992

Risco A – Doenças e desordens associadas à desnutrição.
Risco B – Doenças associadas a obesidade.

composic3a7c3a3o-corporal

Minha composição Corporal

Essa semana retornei a nutricionista e já tenho alguns dados para serem trabalhados.

Data ABD SI SE TRI % Gordura Peso Magro Peso Gordo Peso Total
04/12/2012 27 22 23 15 19,094 74,75714 17,6429 92,4
21/12/2012 26 16 23 14 17,87 72,52079 15,7792 88,3

Consegui eliminar mais que 1% de gordura que foi a nossa pequena meta! Perdi também 4kg do peso total, porém um pouco mais da metade disso foi de massa magra o que não resultou em algo tão bom. Mas no geral foi muito bom.

Com esses dados, fizemos algumas adaptações na dieta, atualizada no mesmo link de antes que eu disponibilizei no post de Nutrição!

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AtoE-swaklOJdGl3OFVoN1JHRDNfZ3JZSE9OMThUcGc#gid=0

Não mudou muita coisa, resolvi parar o Insanity, pois estava fazendo muito aeróbico, adicionamos uma bolacha no café da tarde e o Whey como suplemento pós treino.

Volto a conversar com a minha nutricionista dia 19/01, até lá pretendo perder mais 1% de gordura corporal, porque desistir, não está no meu vocabulário.

Who am I?

Abraços

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4 pensamentos sobre “Massa magra x Massa gorda

  1. Pingback: [desafio10%] – Dieta aumentou, peso magro, angústia – Femontanha

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