Por onde começar

Esse post é para você que acompanha meu blog, ou se identificou comigo, meu progresso, que está disposto a traçar um objetivo melhor na sua saúde e bem estar.

question

Por onde começar? Quando começar? Semana que vem eu começo, mês que vem, ano que vem. Meu joelho tem problema. Vou no médico primeiro. Vou na nutricionista. Vou no endócrino.

Eu gosto muito de um filme chamado “Peaceful Warrior” (Poder Além da Vida). Assistam esse trecho que vale muito a pena.

Nesse trecho do filme o mentor “Sócrates”, fala para o Dan.

There is no stopping or starting… Only Doing!

Eu acho muito foda essa parte, não existe parar ou começar, apenas fazer! Não existe segredo, você sabe que pra emagrecer, pra melhorar sua saúde, você tem que comer, se exercitar, você talvez não saiba como fazer isso da melhor maneira possível, mas isso vem com o tempo, o que você ganha esperando o ano que vem? Amanhã? Vamos parar de desculpas e começar agora.

Vou citar aqui quais foram os meus passos, talvez isso te ajude a se guiar um pouco.

Tenha um objetivo

Eu fiz o calculo do IMC (Não quer dizer muita coisa), mas eu cheguei em um objetivo: Perder 30kg, na hora eu achei um pouco pesado, complicado, 30kg é muita coisa, mas eu preciso disso, vai ser bom pra minha saúde, auto-estima, eu estava precisando muito disso. Nessa hora eu resolvi me desafiar.

Dica: Pense em algo mais especifico, não generalize tanto, por exemplo: Quero ficar sarado! Tente fragmentar mais, é melhor termos 10 mini objetivos do que 1 geral muito grande. 😉

Comece

Eu simplesmente comecei a comer melhor, cortei frituras, gorduras, doces, isso também não é segredo pra ninguém, todos nós sabemos que eles não trazem nenhum tipo de resultado bom pro nosso corpo e saúde. Comecei a ir de bicicleta todos os dias pro trabalho, comer coisas leves a noite e etc. Até que eu comecei a vacilar um dia aqui, não ir de bike um dia ali, tocar o foda-se um final de semana aqui e eu vi que eu estava vacilando como todas as outras vezes que eu tentei emagrecer.

Nessa hora eu pensei, eu me desafiei, eu preciso me motivar, como eu vou encontrar uma motivação diária pra não me desmotivar. Eu sou um cara que gosto bastante de video-games, eu fiz uma pequena analogia de como os games me motivam a jogá-los e como eu gosto de pegar todos os objetivos que eles oferecem. Eu poderia falar muito aqui sobre essa analogia, mas acredito que seja assunto para outro post. Outra coisa que eu conclui foi que eu (e talvez a maioria das pessoas) funciono sobre pressão, tem que ter prazos, senão não iria funcionar. Nesse ponto eu decidi despedaçar meu objetivo.

Fragmente seu objetivo

Eu não queria ser muuuuuito radical, querer perder os 30kg em 2 meses por exemplo e também não queria ser tão tranquilo a ponto de querer perder 1~2kg por mês. Cheguei a conclusão que 5kg seria o ideal, seria um desafio e tanto.

Eu não sabia se ia conseguir.

Fiz uma divisão mensal, 5kg por mês, na página de progresso você pode acompanhar as datas e o resultado desse meu percurso. Depois disso eu comprei uma balança, me pesava pelo menos 1x por semana e isso me motivava a continuar.

Por diversas vezes eu subi na balança e vi que perdi mais do que eu esperava, eu ficava muito feliz e motivado, queria perder. Por diversas vezes eu subi na balança e vi que eu tinha engordado, ficava um pouco frustado, mas aquilo me dava forças pra me empenhar mais, não vacilar, me focar.

Eu vou confessar que eu me peso muito mais que 1x por semana, isso pode gerar uma frustração, mas é dela que eu busco forças para continuar seguindo em frente. Quem disse que seria fácil?

Na minha opinião quanto mais você fragmentar melhor, uma meta quinzenal me parece muito interessante, se você quiser arriscar tem todo meu apoio!

Outra coisa que me ajudou muito, mas muito mesmo, foi me expor e registrar todos os momentos, bons e ruins.

Registre os momentos

Não importa se você vai se expor, se não vai, registre todos seus momentos, de alegria, de tristeza, o tamanho do seu corpo, tire foto, filme. Você se vê todo dia, aos seus olhos o seu progresso vai parecer lento e até as vezes vai parecer que não teve progresso. Eu nunca gostei de tirar fotos, creio que seja porque eu nunca estava feliz com a minha aparência, mas eu gostaria de ter mais registros, de ter as minhas medidas de perna, braço, cintura de quando eu estava com os 116kg.

É muito, mas muito gratificante eu entrar aqui no blog, olhar os posts antigos, vendo eu comemorar que eu cheguei a 109kg é muito bom, você curtir todo o progresso e poder olhar pra trás, sentir orgulho de ver que está dando resultado.

No meu caso eu criei o blog, foi uma maneira muito boa de registrar e me expor aos resultados.

Eu me comprometi em conseguir o resultado.

 Se motive

Procure motivação, pode vir conversar comigo, veja os vídeos que eu postei, se espelhe em alguém, você consegue, basta acreditar em você.

Sem mais desculpas

excuses

Nós procuramos desculpas pra tudo, pra não fazer alguma coisa, ou justificar que não conseguimos por causa disso ou aquilo. Seja responsável pelos seus atos, para de dar desculpas, vá se mexer, assim como eu ouvi em um filme:

“Quem tenta fica no banco”.
“Você quer mais do que tem agora? Então prove.”

Se eu estou conseguindo, você também consegue 😉

me-evolution

Agora sim, depois que você começou, está focado, corra atrás dos seus médicos, da sua nutricionista, do que você precisar. Pesquisar nunca é demais, começa a ler sobre nutrição, condicionamento físico, você não precisa ser expert, vai conhecendo, desenvolvendo, o mais importante de tudo você já está tendo, dedicação, disciplina e vontade.

Fica na boa, mantenha focado, vai ter altos, baixos, você vai ver outras pessoas comendo só merda e dando risada. Vai voltar pra casa todo cansado após uma boa corrida e vai ter aquele pessoal no barzinho, bebendo, comendo.

Você tem um objetivo! Foque nele. Queira de verdade as coisas.

Vou terminar esse post por aqui, senão vai ficar muito grande. Eu gostaria de um feedback, o que vocês acharam do texto? Querem mais dicas? Eu gostaria de ajudar mais pessoas a seguir nessa trilha.

Boa sorte!

Obrigado a todos.

2 pensamentos sobre “Por onde começar

  1. Olá, gostei muito desse texto. Achei legal, me motivou realmente a começar. Achei as dicas muito boas, vou dividir os meus objetivos em objetivos menores, é realmente uma boa idéia. Ainda não sei tudo que devo fazer, mas como você diz, é preciso começar e todos nós já temos uma base dos alimentos que não devemos comer, e dos que devemos comer com mais frequência, afinal a internet está aí cheia de informações. Hoje estou com 100kg e quero chegar aos 70KG pelo menos.
    A frase ‘Você quer mais do que tem agora? Então prove!’ é maravilhosa, li e fiquei pensando muito nisso, as vezes queremos algo, mais não fazemos nada pra conseguir, senti como se fosse um desafio. Eu quero mais do que tenho, vou correr atrás para provar. Um abraço, parabéns.

    • Olá Katia, sem dúvidas, corra atrás dos seus objetivos que você vai conseguir, muito obrigado pelos elogios! Tenha força, disciplina e foco! Um grande abraço

Deixe uma Resposta

