O pesadelo chegou

A hora do pesadelo, famoso filme da década de 80, passado na cidade de Springwood, conhecemos o famoso Freddy Krueger.

pesadelo

Bom, mas não é do filme que eu vim aqui citar, é sobre outra coisa, mas posso fazer a analogia com o personagem do filme, porque isso era o meu pior pesadelo.

Desde que eu comecei o desafio30kg, principalmente no começo, eu fui bastante elogiado pelas pessoas, pela iniciativa e tudo mais. Mais quase todos sempre comentavam algo do tipo: “O começo é mais fácil”, “Você vai ver depois”, “O difícil é depois”. Mesmo sabendo de tudo isso, eu resolvi não encanar e levar numa boa, afinal eu estava curtindo o meu progresso até ali, lembra? Curtir a jornada, não o destino!

Mas esse grande momento chegou e eu praticamente estoquei entre 97~99kg, quem me acompanha no blog sabe que eu mudei totalmente minha rotina, minha alimentação, tenho uma vida bem ativa agora. Em um único dia eu voltando de um treino me pesei e estava com 96.8kg, mas como eu sempre comento isso não vale muito, porque eu praticamente estou em jejum e acabando de voltar do treino e uma pedalada pra casa. Exatamente hoje eu me pesei e bateu 98.8kg, pode ser porque eu não fiz academia hoje, nem andei tanto de bike quanto meu corpo ta acostumado, o que eu quero dizer com isso é que meu corpo meio que já acostumou com essa intensidade de coisas e eu meio que só estou mantendo.

Bom, fudeu? Senta e chora? Boto a culpa no meu tipo de metabolismo? Mando se foder e vou comer um MC donalds? Hoje é sábado e só estou com salada aqui pra comer hehe. Porra corro praticamente todo dia, quando dá vou de manha, se não for vou a noite, não falto um dia, não tenho tempo mais pra nada.

Tempo, esse é um bom assunto para outro post, mas é um assunto muito polêmico aonde eu escuto muito. Pessoas querem emagrecer, querem ter um objetivo na vida, mas alegam não ter tempo. Pode ser estupidez minha, mas a primeira coisa que eu penso quando alguém fala isso é porque precisa se agarrar a uma desculpa, quem quer da um jeito. Mas quem sou eu? Como eu disse deve ser estupidez minha, cada caso é um caso, quem sou eu pra julgar.

Ao invés de sentar e chorar eu resolvi me aprofundar um pouco mais. Vou tentar uma abordagem ainda mais pesada. Afinal, eu não estou aqui pra desistir, ta vendo aquela frase no cabeçalho? “Desistir, isso não está no meu vocabulário”.

Essa semana eu finalmente marquei uma nutricionista e vou começar a seguir um conselho profissional em como se alimentar melhor. Outra abordagem que eu vou ter é começar os treinos de HIIT, pra quem não leu meu último post, High intensity interval training, como o próprio nome diz se trata de um treino intensivo com intervalos. Eu não me aprofundei no assunto, mas pelo que eu entendi é o seguinte.

Existe uma certa frequência cardíaca que quando nós atingimos, nós queimamos mais gorduras do corpo, se passarmos dessa frequência a queima se concentra muito mais em carboidrato do que gordura, a grosso modo é isso, segue abaixo uma tabelinha básica.

frequencia_cardiaca

Se você conseguir treinar dentro do que eles chamam de Fat Burning Zone, você vai conseguir queimar muito mais gordura do que o normal, até no descanso ou com menos esforços. Acredito que por isso o HIIT se mostrou um treino muito mais eficaz, você atinge um pico de frequência cardíaca, então  naquele 1 minuto correndo, no outro 1 minuto caminhando ou trotando sua frequência continua alta, queimando a mesma quantidade de gordura, mas pelos testes que eu fiz esse pico é bem rápido não chega dar pra descansar assim 1 minuto. No meu caso essa frequência é entre 117 a 146.

Como eu disse ao meu grande amigo Daniel, tudo que você começa a levar a sério fica caro, qualquer hobby, qualquer coisa. Comprei uma monitor cardíaco pra me ajudar a controlar essa frequência  Na hora de pesquisar foi complicado, tem diversos modelos, cada um mais caro que o outro, mas acredito que como tudo na vida, temos que começar de baixo, por isso comprei o modelo mais barato que encontrei, espero que ele quebre o galho por enquanto e se valer mesmo a pena ter um, investir em um melhor.

Comprei o modelo Speedo HRM IV no site da Netshoes por 129,90, foi o preço mais em conta que encontrei, vamos ver se vale a pena.

monitor-speedo

Testei ele rapidinho, aqui no meu apartamento mesmo e agora eu quero fazer um gancho a o assunto tempo. Hoje eu reforço que quem quer faz e não bota a culpa no tempo, para quem não sabe eu moro numa kitinete, é muito pequeno aqui, eu simplesmente fiquei correndo de um canto pro outro do apartamento, testando a minha frequência cardíaca, quando ficava abaixo e eu não conseguia correr muito, eu pulava pra aumentar a frequência. Fiz isso por mais ou menos 20 minutos, suei bastante, foi um treino, pequeno mas foi um treino. Imagina a diferença que isso deve fazer pra uma pessoa que não faz nada hoje em dia? Acredito que ela tenha 20 minutos do seu dia pra fazer isso. Você não precisa se matricular em uma acadêmia, comprar o melhor tênis do mundo nem nada para começar a se mexer.

O que eu tinha pra dizer era mais ou menos isso, obrigado a quem me acompanha, desculpa de novo se o texto ficou um pouco embolado, mas estou tentando melhorar. 😀

Essa semana prometo que vou me esforçar mais, vou acordar cedo e correr também. Praticar muito o HIIT e perder essas gorduras do meu corpo!

Um abraço a todos.

2 pensamentos sobre “O pesadelo chegou

  1. Fala Felipe!

    Sei como é esta fase de estacionar o peso! ):
    Faz umas duas semanas e meia que mantenho o mesmo peso, o que já me deixa com medo (na verdade, durante esse tempo, engordei uns 2kgs por uma semana, mas foi por fatores femininos).

    Uma coisa que eu posso te dizer, é manter o foco!
    Você já percorreu um longo caminho e já mostrou a todos e a sí mesmo que pode e que é capaz, a partir de agora, o esquema é recorrer a médicos como nutricionista e endocrinologista pra seguir em frente. Dependendo, a ajuda de um remédio até seria bem vinda, mas isso é por tua conta. Vou ficar torcendo aqui por ti pra chegar em seu objetivo! Boa sorte e bom esforço! 🙂

Deixe uma Resposta

